Matéria e Energia

Eixo Temático I- Ambiente e Vida 
Tema 2- Diversidade dos materiais
Tópico 4- Materiais e suas propriedades 
Habilidade 4.0- Identificar os conhecimentos químicos presentes em atividades do cotidiano.
Tema 6- Energia nos ambientes 

Tópico 11- Transformações e transferências de energia 
Habilidade 11.0- Descrever fenômenos e processos em termos de transformação e transferência de energia.
Tema 12- O Mundo muito pequeno
Tópico 25- Modelo cinético molecular
Habilidade 25.0- Relacionar os estados físicos da matéria ao modelo cinético molecular: movimento, distância e organização das partículas.





Introdução


  Existe uma infinidade de materiais diferentes à nosso volta: metais, peças de madeira, materiais sólidos, líquidos, gasosos etc.
 Estudaremos conceitos de matéria, corpo, objeto e os diferentes estados da matéria.



Tarefa



  Em dupla, vocês deverão ler e assistir, os textos e os vídeos propostos, responder as perguntas relâmpagos e
realizar as pesquisas indicadas.
                     Ao final responderão a um questionário, demonstrando a aprendizagem que obtiveram nesta aula.


         
                                                            Processo

                                       

Matéria: é tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Ex: vidro, madeira, aço etc.

De acordo com o conceito, será que o ar é considerado matéria?

Assista ao vídeo e anote suas considerações.

Corpo: quantidade limitada da matéria. Ex: caco de vidro, tronco de madeira etc.
Objeto: corpo trabalhado (produzido pelo homem) e com utilidade. Ex: copo de vidro, mesa e madeira etc.



             

Por quais mudanças de estado físico a matéria pode passar?

Assista o vídeo e anote suas considerações.

  A água e muitas outras substâncias podem ser encontradas em 3 estados físicos. São eles sólido, líquido e 
gasoso.


Estado sólido: forma rígida da matéria, possui volume e forma definidos.
Estado líquido: forma fluida da matéria, possui volume definido e forma de acordo com o recipiente.
Estado gasoso: forma fluida da matéria, possui volume e forma indefinidos.
  Estas mudanças de estado são dadas pelo fornecimento de energia em forma de calor. Ele passa do mais 
quente para o mais frio, até que ambos atinjam a mesma temperatura.
Exemplos:
♦ Um pedaço de gelo derrete depois que é retirado do congelador (a energia na forma de calor passa do
ambiente para o gelo, fazendo a água em estado sólido se transformar em água em estado líquido) - Processo
de Fusão.
♦ Um copo de água é colocado no congelador, a água virará gelo (o calor é transferido da água para o 
congelador)
- Processo de Solidificação.
Veja os demais termos neste esquema.



As partículas da matéria são organizadas igualmente nos 3 estados físicos?

Leia a explicação e anote suas considerações.

 Organização das partículas
   No estado sólido, as partículas estão bem próximas umas das outras e ficam vibrando em torno de posição fixa.
Isso ocorre porque há uma grande força de atração entre as partículas. 
   No estado líquido, as partículas estão mais soltas e podem se deslocar em relação ás outras. A força de atração
entre elas é menor.
   No estado gasoso, as partículas movem-se mais livremente ainda, ficando mais distantes umas das outras. E há
colisões constantes das entre as partículas.

                        



Avaliação

Agora que você leu os textos, assistiu aos vídeos e tirou as dúvidas com seu professor, podemos testar o que
aprendeu.
                        

  


                                                       

   A matéria é tudo que ocupa lugar no espaço. Quando tira-se uma porção desta é chamado de corpo e trabalhando-o, dando forma para que tenha utilidade passa a se chamar objeto. 
   A matéria é encontrada em 3 estados físicos: Sólido, Líquido e Gasoso. A mudança entre eles é dada pelo fornecimento de energia na forma de calor. As partículas são organizadas de maneira diferente entre os estados onde: no estado sólido estão juntinhas e por isso tem forma e volume definidos, no estado líquido um pouco distante dando-lhe volume constante e forma de acordo com seu recipiente e no estado gasoso totalmente distantes proporcionando forma e volume indefinidos.


 A matéria também apresenta propriedades específicas, faça uma pesquisa distinguindo-as.




 Créditos


Francielly Silva Maximiano
Analista Pedagógico/Ciências
SRE Campo Belo

Elaborada dia 08/01/2014




Conteúdo Básico Comum (CBC) de Ciências do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.

Gewandsznajder, Fernando Ciências/Fernando Gewandsznajder.9º ano. 4ª edição, São Paulo: Ática, 2009.

Projeto radix: ciências, 9º ano?Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessôa, Elisangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção projeto radix).

Site: http://www.youtube.com/

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