O átomo

Eixo Temático III- Construindo Modelos
Tema 12- O mundo muito pequeno
Tópico 26- O comportamento elétrico da matéria 
Habilidades: 26.0- Interpretar carga elétrica como propriedade essencial de partículas que compõem a matéria (elétrons e prótons). 
26.1- Interpretar fenômenos eletrostáticos simples como resultado de transferência de elétrons entre materiais.
Tópico 27-  Introdução ao conceito de átomo
Habilidades: 27.0- Identificar e caracterizar as partículas constituintes do átomo e sua organização.
27.1- Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais.

Introdução


  Já foi dito que, durante o século 20, o homem conquistou o "poder do átomo". Criamos bombas atômicas e geramos eletricidade por meio da energia nuclear
Mas o que é um átomo exatamente? Do que ele é feito? Qual á sua aparência?

Nesta aula vamos conhecer as respostas




Tarefa


Em dupla, vocês deverão ler e assistir, os textos e os vídeos propostos e realizar as pesquisas indicadas.

Ao final participarão de um QUIZ, demonstrando a aprendizagem que obtiveram nesta aula.




Processo



O átomo é a menor partícula da matéria.

Teoria do Átomo

  A ideia do átomo foi estabelecida pela primeira vez por Demócrito em 530 a. C. Ele desenvolveu uma teoria que dizia que a matéria era formada por uma grande quantidade de partículas tão pequenas que não poderiam ser divididas, denominando assim essas partículas de átomo (o termo "átomo", em grego, significa indivisível).
  No entanto, a noção de átomo se concretizou na ciência durante o século XIX, em razão dos estudos, pesquisas e experimentos realizados pelos cientistas dessa época.

Como você imagina o átomo?

  Assista aos vídeo e veja se o modelo atômico é como você imagina.



Modelos Atômicos

  Em 1808, John Dalton desenvolveu o primeiro modelo atômico, caracterizando o átomo como uma esfera maciça sem carga elétrica. Este modelo ficou conhecido como "Bola de Bilhar".
  Em 1904, Joseph John Thomson descobriu os elétrons (partículas com carga elétrica negativa) e questionou o modelo anterior e também levantou a hipótese da existência  . Propôs então, que o modelo seria esférico com vários elétrons incrustados. Seu modelo foi chamado de "Pudim de Passas".
  Os experimentos do físico Ernest Rutherford o levaram a descobrir o núcleo atômico, o que solidificou a hipótese levantada pelos cientistas da época sobre a existência de outra partícula subatômica: o próton.

         

  O físico inglês James Chadwick descobriu, por meio de seus experimentos, a existência de outra partícula subatômica: o nêutron.
  O modelo proposto por Rutherford foi aperfeiçoado por Niels Bohr. Ele sugeriu que os elétrons orbitando ao redor do núcleo somente poderiam existir em certos níveis de energia. Onde os elétrons estariam em camadas chamadas de eletrosfera e que os quando os elétrons se excitavam (ficavam energizados) saltavam de camadas através do salto quântico.
Comparando os modelos.


  Estrutura do átomo

  O átomo apresenta um núcleo, uma eletrosfera e três partículas subatômicas: o elétron (carga elétrica negativa), o próton (carga elétrica positiva) e o nêutron (não tem arga elétrica).
  O número de elétrons é igual ao de prótons. Portanto, o átomo é eletricamente neutro. 
  Em certas situações, o átomo pode ganhar ou perder elétrons, deixando de ser neutro. Nesse caso, passa a ser chamado de íon (átomo carregado eletricamente, com excesso de carga positiva ou negativa).
  Quando um átomo ganha um elétron, ele fica com uma carga negativa. O íon formado é chamado de ânion. Quando perde, fica com uma carga positiva. O íon é chamado de cátion.
 Os átomos não são todos iguais. Todos os átomos com os mesmo número atômico (número de prótons) são quimicamente idênticos, isto é, têm as mesmas propriedades químicas e pertencem a um mesmo elemento químico (é o conjunto de átomos que possuem um mesmo número atômico).
  A soma do número de prótons e de nêutrons de um átomo é chamada de número de massa.




Avaliação

  Vamos agora testar os conhecimentos adquiridos nesta aula. Clique no link abaixo e faça o quiz interativo.






  O átomo é a menor partícula da matéria. Eles não são criados, destruídos ou alterados. De acordo, com os fenômenos da época os cientistas realizaram experimentos e evoluíram o modelo atômico.  
  Os átomos são eletricamente neutros, mas ele pode perder ou ganhar elétrons formando um íon. No núcleo encontramos os nêutrons e prótons e na eletrosfera os elétrons. 
  Todos os elementos são compostos de átomos e todos os átomos de um elemento são iguais.

Em cada um dos níveis de energia pode existir uma quantidade limitada de elétrons. Pesquise os níveis e a quantidade de elétrons em cada camada.




Créditos

Francielly Silva Maximiano
Analista Pedagógico/Ciências
SRE Campo Belo

Elaborada dia 10/01/2014





Conteúdo Básico Comum (CBC) de Ciências do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.

Projeto radix: ciências, 9º ano?Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessôa, Elisangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção projeto radix).

Gewandsznajder, Fernando Ciências/Fernando Gewandsznajder.9º ano. 4ª edição, São Paulo: Ática, 2009

Site: http://www.youtube.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário